sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Palestra sobre Java Mobile com Roger Brinkley (Sun Microsystems)

Opa,

Dia 10 de setembro em maringa, mais precisamente no Cesumar, foi realizado uma palestra : "O futuro do desenvolvimento móvel com JavaME", com Roger Brinkley.

Roger Brinkley é o Líder da Comunidade Móvel & Embarcados da Sun Microsystems. É responsável pelo desenvolvimento comunitário relacionado a tecnologias Java ME. Roger possui mais de 30 anos de experiência profissional, sendo mais de 14 na Sun. É um palestrante asssíduo em conferências técnicas ao redor do mundo.

Estive la, com a ajuda (leia-se carona) do pessoal da unimake, e pude conferir de perto, estava na primeira fila, mais sobre o assunto.

O cara é estranho, começou lançando duas bolinhas de brinde da sun, com taco de golf,
pensei, hoje eu ganho brinde, que nada, foram os unicos de todo o encontro.

A desculpa foi que o tudo foi arranjado na hora, e ate o datashow e a tradução falharam.

Roger basicamente comentou sobre tres aspectos: mobile, tv digital, e embarcados.

Em relação a parte movel, ele comentou de um novo projeto chamado phoneME, que vai começar a vir no celulares para daqui uns 6 meses, esse projeto traz recursos avançados para o desenvolvedor inventar moda no celular. Assim ele pode programar para um e rodar em qualquer dispositivo com phoneME e tera o mesmo resultado, a mesma cara no caso. Comentou tambem sobre o lwuit (https://lwuit.dev.java.net/) que é um conjunto de componente para trabalhar com java me.

Na parte da tv digital o fato importante esta que a tecnologia brasileira esta toda em java, ele falou de projeto nos EUA o que pra mim ainda nao vem ao caso.

Por final, os embarcados (brinquedinhos caros), foi a que o pessoal gostou mais. Ele demonstrou o SUN SPOT, uns cubinhos que rodam aplicações java, que da pra inventar um monte de coisa, exemplo que ele demonstrou:

- um spot jogando bola com outro
- um carinho robo que desvia de obstaculos e ate de buraco
- um luva do tipo minority report, que ele usou para manipular imagens
- um dipositivo do tamnaho de uma carteira aberta que recebe dispositivos plug-play

Ja no no pinga-fogo, onde era proibido fazer pergunta sobre a oracle, o destaque foi para a resposta sobre o phoneME em relação o Java FX, a ide nova para programar para java mobile, e o suporte a multi-touch e android.

Do mais, o evento foi muito bom pois revi amigos e professores, e é bom ficar interado um pouco sobre novas tecnologias :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário